Você sabia que existe uma Portaria do Ministério do Turismo, de junho de 2018, que estipula que todo artesanato deve seguir os critérios de uma base conceitual que respeita tradições, técnicas e matérias-primas originais?
Como assegurar que os saberes originais sejam preservados, da forma em que prevê a regra? Este manual, produzido pelo Instituto Aupaba, com a coordenação geral de Jane Sampaio e Luciana De Lamare, simplifica os critérios definidos na Portaria e, baseado no Programa do Artesanato Brasileiro, do Ministério do Turismo, demonstra como o nosso artesanato pode recuperar todo o seu potencial econômico, social, cultural e artístico.
O artesanato é uma expressão artística de grande importância para uma região, porém, com a mudança dos métodos de produção, ao longo do tempo, ele foi sofrendo descaracterizações. O artesanato regional tem status de obra de arte e conta a História dos povos que ali viveram.
O Manual do Artesanato é um documento de 58 páginas que está disponível para download no site do Instituto Aupaba, onde, numa linguagem simples, explica como aplicar a Portaria de forma correta e destrincha e demonstra mais de 60 técnicas de artesanatos e seus desdobramentos.
Mais informações para a imprensa: imprensa@institutoaupaba.org
Christiane Paiva Chaves | (21) 99987.5585
Karina Mosmann | (11) 98690.7444