Pilares do Turismo Regenerativo
Daniel Christian Wahl, autor do livro “Designing Regenerative Cultures”, propõe um modelo de turismo regenerativo baseado em três pilares principais:
- Pilar Ecológico: o turismo regenerativo deve levar em consideração a proteção e regeneração dos ecossistemas naturais. Isso inclui a adoção de práticas sustentáveis e regenerativas, como a conservação da biodiversidade, a gestão de resíduos, o uso de energias renováveis e a minimização da pegada de carbono.
- Pilar Social: o turismo regenerativo deve ser inclusivo e respeitoso às comunidades locais. As atividades turísticas devem ser projetadas para beneficiar as pessoas locais, preservar a cultura e o patrimônio local, e fornecer oportunidades econômicas justas e sustentáveis para as comunidades.
- Pilar Econômico: o turismo regenerativo deve ser financeiramente sustentável e justamente distribuído. As atividades turísticas devem gerar renda local e investimento nos ecossistemas naturais e sociais que os sustentam, e evitar a exploração econômica das comunidades e dos recursos naturais locais.
Ao adotar um modelo de turismo regenerativo que leve em consideração esses três pilares, é possível promover um turismo consciente e responsável que beneficie não apenas os viajantes, mas também as comunidades locais e o meio ambiente. Isso pode ser alcançado por meio de práticas sustentáveis e regenerativas, como o uso de energias renováveis, a conservação da biodiversidade e a gestão responsável de resíduos.
Compartilhe
Saiba mais sobre o Instituto AUPAPA