Instituto Aupaba Turismo Regenerativo Logotipo verde
Apoie

Conceito de turismo regenerativo

O turismo regenerativo é uma abordagem do turismo que busca promover a regeneração dos ecossistemas e das comunidades locais através de atividades turísticas responsáveis e conscientes. Inspirado pelos insights de Daniel Christian Wahl sobre culturas regenerativas, podemos entender o turismo regenerativo como uma prática que vai além da sustentabilidade, buscando ativamente restaurar e revitalizar os sistemas naturais e sociais.

Para os viajantes conscientes, é essencial compreender que o turismo regenerativo leva em consideração o impacto das atividades turísticas sobre o meio ambiente e a comunidade local e tudo aquilo que envolve o patrimônio regional: seus biomas, sua cultura, suas artes e ofícios, sua alimentação, entre outros. Através da escolha de destinos e empresas comprometidos com a sustentabilidade e a regeneração, é possível apoiar a transformação da indústria do turismo em direção a práticas mais sustentáveis, responsáveis e regenerativas.

Essa transformação implica em selecionar destinos turísticos, empresas e parceiros que adotem políticas claras em relação ao meio ambiente e à responsabilidade social, bem como o uso de energias renováveis, produtos orgânicos e locais, investimento em ações direcionadas às demandas sociais. Além disso, os viajantes podem incentivar o comércio justo e participar de programas de voluntariado que apoiam projetos locais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades visitadas.

No contexto das culturas regenerativas propostas por Daniel Christian Wahl, o turismo regenerativo também se torna uma oportunidade de promover e valorizar a educação ambiental e cultural nas comunidades locais. Os viajantes conscientes podem envolver-se em projetos locais que buscam não apenas restaurar os ecossistemas, mas também revitalizar as tradições culturais e fortalecer a identidade local, de forma holística, como uma troca constante e viabilizando melhorias efetivas para os destinos turísticos.

Nossas dicas para você escolher um destino regenerativo:

Procure informações sobre as práticas sustentáveis e regenerativas adotadas pelo destino em relação ao meio ambiente, à comunidade local e à cultura. Você não vai querer sair de casa para viver as mesmas experiências, certo?

Procure por destinos que possuam certificações ou selos reconhecidos de sustentabilidade, que garantem a adoção de práticas responsáveis. Oriente-se por instituições globais e isentas.

Verifique se o destino implementa medidas para conservar a biodiversidade, reduzir o consumo de recursos naturais, promover a reciclagem e a gestão adequada de resíduos. Não é fácil, mas a gente consegue perceber quando o destino se preocupa com a questão. Avalie e dê um feedback para todos os profissionais do setor com quem interagir. Demonstre seu interesse em melhorar o local visitado!

Escolha destinos que valorizem a cultura local, promovam a inclusão social e ofereçam benefícios econômicos justos para a comunidade. É uma pena quando o visitante se fecha em seu universo sem conhecer a realidade local. Quando isso acontece, geralmente é porque o destino precisa se esforçar mais para que a interação do visitante e a comunidade local seja efetiva. Tente, você corre o risco de se apaixonar pelas possibilidades que poderão surgir desses encontros!

Procure por hotéis, resorts e operadores turísticos que adotem práticas sustentáveis, como o uso de energias renováveis, gestão eficiente de água e políticas de redução de emissões de carbono. Cobre se for necessário! Acreditamos que o feedback sempre é uma forma de orientar o setor a ser mais consciente e proativo.

Opte por destinos que incentivem o comércio justo, promovam a produção e o consumo de produtos locais, beneficiando diretamente a economia local. Sendo assim, compre produtos locais para levar para casa, inclua em seu roteiro a visita a mercados, organizações e associações locais e ateliers de artesãos.  Também recomendamos que circulem por lojas e comércios frequentados pelos locais.

Dê preferência a destinos que ofereçam opções de transporte público eficiente, incentivo ao uso de bicicletas ou caminhadas, reduzindo a dependência de veículos motorizados.

Escolha destinos que ofereçam oportunidades de visita a projetos de conservação ambiental ou de apoio à comunidade local, contribuindo de forma direta para a regeneração do destino. Nesse caso, o ideal é comunicar à agência a sua intenção de visitar organizações cujas causas tenham a ver com seus interesses.

Opte por destinos que forneçam informações claras sobre suas práticas sustentáveis, permitindo que os turistas façam escolhas conscientes e informadas. Esse tipo de cobrança poderá ativar a consciência para toda a cadeia produtiva local, trazendo benefícios.

Escolha destinos que promovam programas de educação ambiental para turistas, visando aumentar a conscientização e o entendimento sobre a importância da sustentabilidade e da regeneração.

Lembramos que cada destino terá diferentes níveis de sustentabilidade e regeneração, e que a sua decisão de visitar poderá impactar positiva e significativamente a vida de milhares de pessoas!
Compartilhe
Saiba mais sobre o Instituto AUPAPA
Por que Regenerar?
As empresas turísticas estão cada vez mais cientes da importância de adotar práticas sustentáveis e regenerativas. Além de...
Pilares do Turismo Regenerativo
Daniel Christian Wahl, autor do livro "Designing Regenerative Cultures", propõe um modelo de turismo regenerativo baseado em três...
Receba nossa Newsletter