O Instituto Aupaba, em parceria com o Airbnb, lança no dia 09 de junho, o projeto Jornada Inovadora do Turismo, iniciativa que une tecnologia, escuta ativa e turismo regenerativo para fortalecer o protagonismo de moradores das favelas do Rio de Janeiro.
A campanha marca o início de uma nova rota de oportunidades para essas pessoas ou para quem deseja viver do turismo com propósito.
Com uma plataforma gratuita de cursos online, podcast original e cartilhas educativas, o projeto capacita moradores das comunidades para atuarem com autonomia, criatividade e impacto positivo em seus próprios territórios.
“A ideia é ajudar a promover novas rotas turísticas nas favelas do Rio. E essa escuta dá início a um processo de entendimento das necessidades da comunidade – com uma visão sensível para as demandas de cada local. É uma forma de dar oportunidade e voz para a comunidade, por meio da educação como ferramenta de transformação em prol do turismo do futuro.”, destaca Luciana De Lamare, presidente do Instituto Aupaba.
A Jornada também pretende fomentar o empreendedorismo local, estimular a economia circular e construir narrativas mais potentes sobre os territórios populares, promovendo desenvolvimento socioeconômico com raízes culturais profundas.
Sobre o projeto:
– Plataforma de cursos gratuitos online
– Série de episódios no podcast Aupaba com histórias e entrevistas
– Cartilhas impressas com orientações práticas
– Oficinas locais de escuta e cocriação de roteiros turísticos
Com esse lançamento, o Instituto Aupaba reforça seu compromisso com um turismo mais justo, inclusivo e regenerativo — que nasce a partir das vozes de quem vive, transforma e cuida do território.