Instituto Aupaba lança publicação internacional sobre turismo sustentável durante Semana da Amazônia

Em plena Semana da Amazônia Semana da Amazonia, realizada pela Embaixada Brasileira em Paris, Bruxelas e Berlim e dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Aupaba, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresenta ao mundo a publicação “Regenerando Territórios – Pará”, um material inédito que mergulha na Amazônia profunda, dando visibilidade a experiências reais de turismo regenerativo conduzidas por comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e coletivos locais do estado do Pará.

Fruto de expedições in loco, parcerias estratégicas e entrevistas, a obra, com 150 páginas, é um tributo às comunidades locais — ribeirinhos, quilombolas, indígenas e coletivos — que preservam saberes milenares e lideram iniciativas regenerativas. Cada capítulo conta com a participação de diferentes atores locais, entre eles empresários, a Secretaria de Bioeconomia, Secretaria de Turismo, agentes de desenvolvimento local, lideranças comunitárias e organizações nacionais e internacionais que atuam no estado.

Luciana De Lamare e Roberto Jaguaribe- embaixador do Brasil na Alemanha

Com lançamento internacional durante a Semana da Amazônia em Berlim, na Alemanha, a presidente do Instituto, Luciana De Lamare, apresenta a obra como uma resposta direta aos desafios do nosso tempo: como alinhar desenvolvimento, conservação e justiça social no coração da maior floresta tropical do planeta.

“Aprendemos que a Amazonia é a maior floresta tropical do planeta, mas, como brasileiros, temos o dever de entender também os processos sociais de um dos estados mais complexos do Brasil. O Pará é um arcabouço patrimonial que precisa ser cuidado antes, durante e depois da COP30. E pensando nesse legado, surgiu a ideia dessa publicação.” enfatizou, Luciana.

A campanha de lançamento destaca o papel do turismo sustentável como aliado estratégico na educação climática, na transição energética justa e na valorização de territórios vivos.

Com o Pará no centro do debate global como sede da COP30, o projeto reforça a importância de colocar as vozes amazônicas no protagonismo de soluções ambientais que impactam o mundo todo.

Disponível em português e inglês, “Regenerando Territórios – Pará” será lançado nacionalmente no dia 13 de agosto, no estado do Pará, durante um evento homônimo, que será realizado em parceria com o Sesc Ver o Peso com os participantes e colaboradores da publicação.

Compartilhe
Ficou interessado neste conteudo?
Entre em contato conosco pelo formulário abaixo.
Receba nossa Newsletter