Foi o primeiro de muitos encontros que marcam a chegada do projeto “Viver Territórios” – iniciativa do Instituto Aupaba, financiada pela Iguá saneamento, no Vale do café. E aconteceu no dia 08 de maio, nas cidades de Miguel Pereira e Paty do Alferes. O objetivo, foi criar uma rede de apoio aos empreendedores e agentes do turismo local- com apoio de agentes do setor público, instituições da sociedade civil e da comunidade.
O projeto “Viver Territórios” pretende ajudar a transformar as duas cidades – com o olhar do turismo do futuro, promover inclusão econômica e fortalecer as redes comunitárias – associando a preservação ambiental à geração de renda e trabalho com cursos, workshops, mentorias e oficinas diversas.
Em Miguel Pereira, o encontro aconteceu na Associação Cultural Casa Pitombeira e em Paty do Alferes, no Restaurante Sabores do Nando.
Nas duas ocasiões, o escopo do “Viver Territórios” foi apresentado pelo gerente de projetos do Aupaba, Silvio Moraes Junior, pela coordenadora de projetos do Instituto Tânia Araújo e a coordenadora da Iguá Saneamento Zilma Ferreira. Também houve a participação de empreendedores de diversos setores, representantes das Secretarias Municipais, ONGs e instituições de ensino.
“É o primeiro passo de muitos que ainda vamos dar nesse trabalho pujante, que vem valorizar a identidade local, o comércio, o artesanato e toda a cadeia do Turismo de Base Comunitária tanto em Paty do Alferes, quanto em Miguel Pereira – cidades que carregam um grande potencial de cultura com arquitetura rural, com fazendas históricas e museus ligados a história do café – que precisamos valorizar.”, lembrou Silvio Moraes Júnior.
Confira mais fotos dos eventos: