Desenvolvido pelo Instituto Aupaba em parceria estratégica com instituições locais e com o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), “Regenerando Territórios” é uma publicação histórica que redefine como a região do Pará — e a Amazônia em geral — pode ser vista, valorizada e engajada.
Um projeto tecido a muitas mãos
Este material é fruto do diálogo com comunidades tradicionais, especialistas, gestores públicos, empreendedores sociais e aliados institucionais que compartilham o desejo de construir outra lógica para o turismo na Amazônia: uma lógica do cuidado, da reciprocidade e da restauração.
Neste sentido, não propomos fórmulas prontas, mas, caminhos abertos. Como os igarapés que serpenteiam a floresta, esta publicação propõe percursos múltiplos —guiados pela ética do encontro e pela escuta dos territórios.
Que este material seja ferramenta e inspiração para um
pacto de regeneração.
Seguimos juntos.
Luciana De Lamare
Presidente do Instituto Aupaba
Fruto de expedições in loco, parcerias estratégicas e entrevistas, a obra, com 150 páginas, é um tributo às comunidades locais — ribeirinhos, quilombolas, indígenas e coletivos — que preservam saberes milenares e lideram iniciativas regenerativas. Cada capítulo conta com a participação de diferentes atores locais, entre eles empresários, a Secretaria de Bioeconomia, Secretaria de Turismo, agentes de desenvolvimento local, lideranças comunitárias e organizações nacionais e internacionais que atuam no estado.
Com lançamento internacional durante a Semana da Amazônia em Berlim, na Alemanha, a presidente do Instituto, Luciana De Lamare, apresenta a obra como uma resposta direta aos desafios do nosso tempo: como alinhar desenvolvimento, conservação e justiça social no coração da maior floresta tropical do planeta.
Mais informações para a imprensa: imprensa@institutoaupaba.org ou (21) 99987-5585.