A Praia do Peró, em Cabo Frio-RJ, foi a escolhida para sediar o Workshop Nacional Bandeira Azul. O evento, que este ano completou 18 edições, é promovido pelo Ambiente em Redes, instituto que incentiva ações que levam à resolução de conflitos, melhoram a gestão ambiental e ajudam gerentes a aumentar a qualidade social e ambiental das praias.
O Workshop que aconteceu durante os dias 08 e 09 de maio com uma programação dividida entre painéis, palestras, no Paradiso Peró Praia Hotel, também inclui uma visita técnica na Praia do Peró e uma trilha no Morro do Vigia, como um dos objetivos de promover intercâmbio de soluções entre gestores de praias e participantes da iniciativa.
Durante os painéis foram abordados temas importantes como a Economia Circular, gestão territorial
e economia azul, o enfrentamento do lixo no mar, práticas de segurança nas zonas costeiras e turismo de base comunitária. O Design regenerativo para o Turismo também recebeu destaque no evento, no painel dedicado ao Turismo Responsável, apresentado por Luciana De Lamare – presidente do Instituto Aupaba e especialista em turismo regenerativo.
O evento também contou com a participação de representantes de outras instituições relevantes para o setor, como a Secretaria do Patrimônio da União, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul, Embratur, Sebrae e Secretaria de Turismo de Cabo Frio.
“Precisamos entender que não existe essa separação entre homem e natureza- que falam por ai. Nós somos parte de um organismo só. Por isso, é importante cuidarmos do meio ambiente com esse olhar do todo- com responsabilidade e ações que cuidam de cada lugar que visitamos. E, é muito bom poder reunir, hoje, instituições e iniciativas importantes que buscam os melhores caminhos e cuidados – para manter esse compromisso de regenerar e fazer praias e o nosso litoral saudável e sustentável.” enfatizou, De Lamare.
Na ocasião, também houve o lançamento do projeto “Ondas do Futuro” – que vai oferecer cursos de capacitação gratuita, para ajudar na conscientizar da população sobre a importância da gestão adequada de resíduos sólidos e a preservação das zonas costeiras e ecossistemas aquáticos em geral. O programa de comunicação e educação ambiental é promovido pela Pólen, instituição que vem revolucionando o modo como as empresas lidam com seus resíduos.
“Ver esse projeto sair do papel e contar com o apoio de instituições comprometidas com o meio ambiente nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. O futuro das nossas águas depende do que fazemos agora — e estamos apenas começando.” comemorou Renata Vilarinho, diretora de parcerias da Pólen e presidente do conselho estratégico do instituto Aupaba.
Confira mais registros do evento: