Apoie

O papel do Instituto Aupaba no desenvolvimento social, econômico e cultural

O papel do Instituto Aupaba no desenvolvimento social, econômico e cultural das  comunidades é amplo e atinge praticamente todos os setores da sociedade, tornando o turismo sustentável em uma aliança poderosa. Isto significa dizer que podemos refletir sobre diferentes assuntos; ética, segurança, saúde, bem-estar, turismo, tecnologia e inovação, dentre outros. Diversos temas que nascem da “Terra de Origem” (Aupaba em tupi-guarani) e que podem ser desenvolvidos de acordo com a preferência e familiarização de cada um.

Passei grande parte da minha vida trabalhando com tecnologia e inovação. Equipes de trabalho eram criadas para prepararem novos projetos e refletirem sobre inovação e novos desafios. Vários trabalhos foram criados e implantados, mas o mais importante nisto tudo é o impacto e o resultado que estas ações provocam nas pessoas e na sociedade.

Quando resolvi participar da organização do Rotary International percebi que, com o uso dos meus conhecimentos na área de engenharia, de gestão e projetos, aliado à extensa rede de rotarianos espalhados pelo mundo, eu teria a oportunidade de desenvolver projetos em diversas áreas, que pudesse atender às necessidades e transformar as vidas das pessoas. Quando me tornei governador distrital do Rotary International isto ficou mais fácil, pois havia uma equipe especializada para realizar todo o processo, desde a concepção do projeto até a sua implantação e monitoramento. 

Quando participamos de qualquer projeto, seja pequeno ou grande, precisamos fazê-lo com critério e seriedade. No turismo não é diferente. Existem alguns cuidados a serem tomados, caso contrário o projeto não atinge seus objetivos. E um dos primeiros cuidados que temos de ter é a importância do envolvimento da comunidade no projeto. Saber exatamente do que ela está precisando de mais urgente, os benefícios que ele trará a esta comunidade e a sua abrangência. Além disso, a definição do planejamento das várias fases a serem implementadas e com um cronograma de acompanhamento.

Por fim há a necessidade de se definir formalmente o responsável pela continuidade e sustentabilidade do projeto. O planejamento de todo projeto se faz necessário, pois os responsáveis pela sua implementação e acompanhamento devem seguir procedimentos rígidos, éticos e regulamentares. Todo o processo deve seguir normas e procedimentos contábeis locais, focados na transparência e resultados

Percebo que o papel do Instituto Aupaba, juntamente com outras entidades locais e organizações internacionais, pode ser o início de um novo marco. Para tal, novas parcerias deverão fazer parte deste empreendimento, projetos específicos e direcionados deverão ser desenvolvidos e monitorados, recursos adicionais (internos e externos) deverão ser patrocinados e aplicados com seriedade e ética. Com o incremento do turismo regional, outras formas de desenvolvimento das comunidades seriam possíveis por meio do Turismo Regenerativo. Uma coisa chama a outra.

Independentemente de onde vamos propor algum projeto de melhoria, o importante é que vidas serão transformadas após a sua implantação e quem ganha com isto é a comunidade local. Não existe coisa melhor do que se fazer o bem para alguém. Nossa saúde física e mental vem do número de pessoas com quem nos importamos, nos preocupamos; enquanto a nossa felicidade vem do amor que sentimos por estas mesmas pessoas.

Ivanir Chappaz

(*) Ivanir Chappaz, natural de Porto Alegre/RS, Engenheiro, MBA em Gestão Empreendedora de Negócios pelo ITA/ESPM, piloto e empresário no ramo da aviação. Trabalhou 35 anos na Embraer em praticamente todos os aviões, chegando a Gerente de Engenharia de Desenvolvimento e Suporte ao Produto. Como rotariano e Governador do Distrito 4600,  atua nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e saneamento. Acredita que o maior desafio do seu distrito é a despoluição e conservação das nascentes do Rio Paraíba do Sul. 

O Instituto Aupaba é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada por membros da sociedade civil que atuam interdisciplinarmente e orientados para um futuro mais próspero, justo e consciente.

Aupaba, originária da língua tupi-guarani, expressa o significado de “Terra de Origem”, simbolizando nossa visão do ideal de aprimoramento socialambiental e cultural do território. Para nós, o Turismo vai além de considerações econômicas, sendo um instrumento de transformação social.

Agredecemos esta linda foto cedida por Ben White via Unsplash.

 

*Este é um conteúdo exclusivo do Instituto Aupaba, favor mencionar origem da fonte.

 

 

 

 

Compartilhe
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print
Ficou interessado neste conteudo?
Entre em contato conosco pelo formulário abaixo.
Receba nossa Newsletter